ÁGUAS DO NORTE ASSINA CONTRATO DE RECOLHA DE EFLUENTES COM AMARES

23/11/2015

A empresa Águas do Norte irá assinar o contrato de recolha de efluentes e o auto de entrega de infraestruturas de saneamento de águas residuais com o município de Amares.

A ligação da rede de saneamento de águas residuais do município de Amares à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Cávado-Homem, irá solucionar, definitivamente, o problema existente no tratamento de esgotos daquele município.

A ETAR do Cávado-Homem, concluída em 2013, está integrada num conjunto de infraestruturas que permitiu resolver grande parte dos problemas de drenagem e tratamento de águas residuais dos municípios de Amares e Vila Verde, tendo sido executada pela extinta Águas do Noroeste. Presentemente, após a concretização do processo de agregação de quatro empresas responsáveis pela gestão de sistemas multimunicipais, a mesma infraestrutura encontra-se integrada no sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, cuja concessão foi atribuída à Águas do Norte.

Com um investimento que rondou os 8 milhões de euros, esta infraestrutura foi dimensionada para servir, no ano horizonte de projeto, uma população de cerca de 50 000 habitantes-equivalentes (municípios de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde), à qual corresponde um caudal médio de cerca de 7 617 m3/ dia.

Fonte: Águas do Norte, SA