PROJETO OS PRÓXIMOS 30 ANOS - 1.ª REUNIÃO DA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO

25/02/2016

Teve lugar no passado dia 23 de fevereiro de 2016, na Sala Plenário da Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente, em Lisboa, a primeira reunião da Comissão de Acompanhamento do projeto de investigação “Os Próximos 30 Anos: Sobre o Futuro dos Serviços de Águas”, promovido pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA).

Nesta reunião estiveram presentes representantes de diversas instituições e organismos do setor das águas em Portugal, que integram a Comissão de Acompanhamento: Associação de Empresas Portuguesas do Setor do Ambiente; Águas de Coimbra, EM; Águas do Porto, EM; Águas de Portugal, SGPS, SA; Autoridade Nacional de Proteção Civil; Agência Portuguesa do Ambiente; Associação Nacional de Municípios Portugueses; Conselho Nacional da Água; DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor; Direção-Geral da Saúde; Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos; Laboratório Nacional de Engenharia Civil; Parceria Portuguesa para a Água; Ministério do Ambiente – Secretaria-Geral; SMAS de Almada; e SMSB de Viana do Castelo.

Em 2018, a APDA celebra o 30.º aniversário e, para comemorar esse facto, pretende, com este exercício prospetivo, contribuir para que os atores-chave (decisores públicos, entidades gestoras, empresas) possam decidir providos de informação mais completa sobre a(s) direção(ões) para que o setor pode e/ou deve dirigir-se.

Uma versão do estudo deverá estar concluída até janeiro de 2018, após o que se seguirá um período de discussão pública da mesma, de modo a que a versão final esteja concluída no final desse ano.

O objeto deste estudo serão os serviços de águas. Nesta reunião foram apresentados alguns projetos internacionais similares, foi analisada e debatida a metodologia e o roadmap do projeto, e aprovado o seu foco, que se define: Como Irão os Serviços de Águas Cumprir a sua Missão em 2050.

Para mais informações sobre o projeto “Os Próximos 30 Anos: Sobre o Futuro dos Serviços de Águas” clique aqui.