CÂMARA MUNICIPAL DO BARREIRO NO PROJETO EUROPEU IMPROVER

14/04/2016

A Câmara Municipal do Barreiro associa-se ao projeto europeu IMPROVER - Improved risk evaluation and implementation of resilience concepts to critical infrastructure (avaliação de risco e resiliência de infraestruturas críticas), na divulgação de um questionário que visa analisar as expetativas do público quanto à operacionalidade de infraestruturas críticas durante e após situações de catástrofes. A data limite para o preenchimento do questionário é 30 de abril de 2016 e pode ser preenchido em http://bit.ly/BarreiroImprover 

A Autarquia do Barreiro está envolvida neste projeto, tendo como “living lab” o sistema de abastecimento de água no Barreiro. 

De salientar que o IMPROVER engloba cerca de 10 institutos e universidades de vários países europeus, nomeadamente da Dinamarca, França, Inglaterra, Bélgica, entre outros. Em Portugal, o parceiro neste projeto é o Instituto de Novas Tecnologias (INOV). 

O objetivo geral do projeto IMPROVER é melhorar a resiliência das infraestruturas críticas Europeias a crises e catástrofes, através da implementação de combinações de conceitos de resiliência social, organizacional e tecnológica. Este objetivo será concretizado com o desenvolvimento de uma metodologia baseada em técnicas de avaliação de risco e será apoiada por uma avaliação dos impactos positivos de diferentes conceitos de resiliência em infraestruturas críticas. Para testar a metodologia, suportada por uma ferramenta desenvolvida à medida, o projeto identificou quatro “living labs” (região portuária de Oslo na Noruega, Região de Oresund na Dinamarca, troço da autoestrada A4 em França e o Sistema de Abastecimento de Água do Barreiro em Portugal) que vão participar ativamente com o consórcio IMPROVER.

Fonte: Câmara Municipal do Barreiro