APDA ORGANIZA ENCONTRO SOBRE OS DESAFIOS DA GESTÃO INTEGRADA DOS MICROPOLUENTES EMERGENTES NO CICLO URBANO DA ÁGUA

07/06/2016

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), através das suas Comissões Especializadas de Qualidade da Água e de Águas Residuais, vai organizar, no próximo dia 8 de junho de 2016, no Auditório da Agência Portuguesa do Ambiente, em Lisboa, um Encontro intitulado “Desafios da Gestão Integrada dos Micropoluentes Emergentes no Ciclo Urbano da Água”.

A gestão dos sistemas de saneamento básico prepara-se para se confrontar com novos desafios, com o surgimento de micropoluentes emergentes que poderão necessitar de ser removidos das descargas finais das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). Os sistemas de abastecimento de água também podem vir a ser afectados, uma vez que as ETA convencionais não têm capacidade para remover este tipo de substâncias, se as origens estiverem contaminadas.

O contínuo desenvolvimento de novos compostos pela indústria química e farmacêutica, nomeadamente os compostos orgânicos emergentes, entre outros, associado à sua gradual utilização pela sociedade, tem provocado o seu aparecimento em sistemas de abastecimento e de saneamento, que deverão estar preparados para os remover. Grande parte destes poluentes emergentes não se encontram regulados, pela legislação de âmbito ambiental, contribuindo deste modo para a ausência de controlo, tanto no seu ciclo de vida, como nos seus efeitos adversos.

Os impactes no ambiente e os potenciais riscos na saúde pública são aspetos que preocupam fortemente as Entidades Gestoras, que antecipam a necessidade de ter que proceder ao seu tratamento, com a adaptação das infraestruturas atualmente existentes, mas cuja responsabilidade deverá ainda ser sujeita a um amplo debate. Por último, mas não menos importante os investimentos necessários, bem como o acréscimo de custos de exploração não são fatores despicientes, que podem vir a afetar as tarifas.

Consulte o programa e a ficha de inscrição deste Encontro aqui.

Para mais informações sobre este Encontro contacte a APDA, através do telefone 218 551 359 ou do e-mail geral@apda.pt.