ESTUDO DA COMISSÃO DÁ O PONTAPÉ DE SAÍDA PARA A REVISÃO DA DQA

14/09/2016

Num documento de Maio de 2016, que tem sido divulgado pela EurEau e pela Comissão Europeia, podemos encontrar um estudo de suporte à revisão da Diretiva Quadro da Água  da União Europeia (DQA).

Esse estudo, coordenado pela Ecorys em parceria com Alterra, KWR, ACTeon e a REC, encomendado pela DG Ambiente da Comissão Europeia é um documento de suporte que adota uma metodologia de avaliação sobre a eficiência, eficácia, coerência e relevância das disposições legais contidas na DQA entre 1998 e 2014.

Contudo é um estudo que assume a sua dificuldade em verificar quais as mudanças e melhorias de resultados que verdadeiramente tenham sido provocados pela DQA, afirmando alguma subjetividade nessa análise.

A APDA, está como sempre, atenta a estes desenvolvimentos pela importância que este debate e construção legislativa tem para o setor da Água e para a melhoria dos serviços para a população.

A Comissão tem já grupos de trabalho sobre esta matéria junto da ENVE e do “Joint Research Centre” que a EurEau acompanha com um Grupo de Trabalho Conjunto liderado pelo sueco Anders Finnson, que escreveu um artigo para a Euractiv, em conjunto com o presidente do Comité da EurEau sobre a Água para consumo humano, Arjen Frentz, que pode consultar aqui.

Pode consultar o documento na íntegra aqui.

#APDA_PT
#EurEau
#DWD
#DQA
#DWDRevision
#Ecorys
#Alterra
#KWR
#ACteon
#REC




Design Binário