O MERCADO E OS PREÇOS JÁ VAI NA SUA 7ª EDIÇÃO E FOI APRESENTADO EM PALMELA

12/01/2017

Se há evento e publicação que é já parte da identidade da APDA é a apresentação do estudo/publicação da Comissão Especializada de Legislação e Economia (CELE) da APDA “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços” na sua versão de 2016. Este evento decorreu no acolhedor Município de Palmela, no passado dia 24 de Novembro de 2016, e fomos agraciados com a presença do seu Presidente da Câmara Dr. Álvaro Amaro.

 

As vistas de Palmela e da Biblioteca Municipal foram mais um motivo para atrair cerca de 80 participantes neste Colóquio APDA, mas a excelência e credibilidade do estudo tarifário que a APDA lança na sua 7ª edição, estiveram também entre os elogios e declarações realizadas na sessão de abertura desta iniciativa APDA. O Secretário de Estado do Ambiente, Eng.º Carlos Martins presidiu a sessão de abertura ao lado do Presidente do Município, do Vogal do Conselho de Administração da ERSAR, Paulo Lopes Marcelo e do Vice-Presidente do Conselho Diretivo da APDA. A singularidade do estudo já o tornou na grande referência nacional de análise das variações económicas e de tarifários das várias entidades que gerem a água em Portugal, e isso ficou patente no discurso de abertura de todos os intervenientes, com especial incidência ao Eng.º Carlos Martins que trouxe consigo um exemplar da 1ª edição do estudo de 2004, evidenciando que a qualidade do trabalho produzido pela CELE, fez com que esta publicação se mantenha até aos nossos dias.

 

Durante a manhã foram realizadas várias apresentações do livro e de caraterização do setor, bem como desenvolvidas as questões mais relevantes nos regimes jurídicos, qualidade dos serviços por parte dos vários membros da CELE, com oradores de excelência, como Paulo Gromicho, Lídia Lopes, Paula Lopes e Sérgio Hora Lopes, que finalizou a manhã com uma visão mais internacional do Mercado e os Preços.

 

Durante a tarde foi aberta uma Mesa redonda com moderação de João Simão Pires, e que se centrou no tema transversal da “Gestão de águas residuais e de águas pluviais: dimensão económica e opções” como Adelino Fortunato (Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra), Eduardo Marques (Assessor da Administração da Indaqua), Frederico Fernandes (Presidente do Conselho de Administração da Águas do Porto), José Gonçalves (Presidente do Conselho de Administração dos SMAS de Almada), Paula Freixial (Diretora do Departamento de Engenharia da ERSAR), Sofia Martins (Vice-Presidente da Câmara Municipal do Barreiro), que se desenrolou para lá da hora programada com um debate intenso demonstrando as várias realidades e pontos de vista, com uma constante partilha e discussão entre a mesa e os participantes do Colóquio, que se revelou novamente uma iniciativa ao nível da vista do Castelo de Palmela.