LIS-WATER GARANTIU FINANCIAMENTO DO H2020

27/03/2017

A APDA deixa os parabéns a todos os que participaram nesta candidatura que coloca o setor da Água Português em destaque.

Publicamos igualmente a nota de informação pública enviada pelo Eng.º Jaime Melo Batista, o responsável  por esta candidatura.

“Lisbon International Centre for Water (LIS-Water) financiado por Bruxelas

A capacidade nacional no setor da água continua a afirmar-se internacionalmente. A candidatura ao programa europeu H2020 Teaming para a criação de um centro de excelência em Portugal no setor da água, o Lisbon International Centre for Water (LIS-Water), acaba de ser selecionada pela Comissão Europeia para financiamento da 1ª fase.

O LIS-Water será constituído por entidades públicas e privadas com interesses no sector da água, promovido pelo LNEC em parceria e numa perspetiva inclusiva com organizações portugueses e estrangeiras internacionalmente reconhecidas (neste momento cerca de 40).

O LIS-Water pretende atrair especialistas mundiais, nacionais e estrangeiros, e vai centrar-se no desenvolvimento e na disseminação do conhecimento sobre políticas públicas, regulação e gestão de recursos hídricos e dos serviços de águas (abastecimento de água, saneamento de águas residuais e pluviais).

Vai desenvolver conhecimento e inovação, promover análise prospetiva e apoio aos decisores, oferecer formação de alta qualidade aos profissionais da água, apoiar o empreendedorismo e a incubação de novas empresas e incentivar a participação pública no setor da água. 

Jaime Melo Baptista”