GOVERNO LANÇA CAMPANHA PARA POUPAR ÁGUA “FECHANDO A TORNEIRA”

15/11/2017

No passado dia 7 de novembro, o Governo de Portugal lançou a campanha “feche a torneira”, com o lançamento de um microsite (www.fecheatorneira.pt) e vários materiais digitais e de comunicação para sensibilização do consumo privado de forma consciencializada.

Na nota à comunicação social enviada pelo Gabinete do Ministro do Ambiente, é referida que esta campanha “tem por objetivo consciencializar todos os portugueses de que um minuto de desperdício de água é o suficiente para garantir as necessidades básicas diárias de 1 milhão de pessoas. Portugal está a viver de momento uma seca severa e extrema em cerca de 90% do seu território, situação que levou à ativação de um conjunto de medidas previstas no Plano de Prevenção, Monitorização e Contingência para Situações de Seca aprovado pela Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca criada em junho passado” e que a APDA integra.  

A nota refere ainda que ““Um minuto por dia, vamos combater a seca” é o apelo principal das mensagens de sensibilização que estão a ser divulgadas através de anúncios em diversos jornais. A campanha será também veiculada através da rede multibanco, canais digitais, na rádio e televisão, entre outros meios.”

Já durante o dia 14, em declarações à SIC Notícias e após uma audiência na Comissão Parlamentar com estas temáticas, o Ministro do Ambiente João Pedro Matos Fernandes explicou a situação de Seca que assola o país e esclareceu os objetivos da campanha principalmente na gestão da água para consumo privado e na gestão de água para utilização agropecuária. Pode ouvir as declarações do ministro aqui.

Consulte a Nota à Comunicação Social na íntegra aqui.

Veja o vídeo da campanha “feche a torneira” aqui.  




design bin·rio