APDA REALIZOU COLÓQUIO “O VALOR DA ÁGUA"

29/11/2018

A APDA organizou em Castelo Branco, no passado dia 20 de novembro de 2018, o Colóquio “O Valor da Água”, para apresentação do estudo “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços 2018”, bem como para a promoção do debate sobre “O Valor da Água como Fator de Desenvolvimento”.

Mantém, assim, a APDA a sua contribuição para um melhor conhecimento do Setor da Água em Portugal, designadamente através do lançamento da 8ª edição daquele estudo, com especial incidência no desenvolvimento do Setor, perspetivas para o seu desenvolvimento e a análise da evolução tarifária.

O Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco e dos Serviços Municipalizados de Castelo Branco, Luís Correia, presidiu à sessão de abertura ao lado do Presidente do Conselho de Administração da ERSAR, Orlando Borges, do Presidente do Conselho Diretivo da APDA, Rui Godinho, e da Coordenadora da Comissão Especializada de Legislação e Economia (CELE) da APDA, Lídia Lopes.

 

O estudo “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços 2018” foi apresentado durante a manhã por diversos membros da CELE, tendo a primeira parte incidido na caracterização das Entidades Gestoras, tipificação dos tarifários, preço da água e do saneamento e evolução dos preços, tendo como oradores Lídia Lopes, Paula Lopes, Paulo Gromicho e Anita Ferreira. Num segundo momento, Sérgio Hora Lopes, falou do mercado e os preços no contexto internacional e a sua evolução recente. De seguida tomou a palavra Francisco Morais, para efetuar a análise de conjuntura às Entidades Gestoras de serviços de água. Para terminar, J. Henrique Salgado Zenha falou ainda sobre as perspetivas futuras para o Setor.

Durante a tarde teve lugar a mesa redonda “O Valor da Água como Fator de Desenvolvimento”, moderada por Francisco Nunes Correia (Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico), que contou com a presença de Augusto Mateus (Chairman e Presidente não executivo da Augusto Mateus & Associados), Carlos Pinto de Sá (Presidente da Câmara Municipal de Évora), Conceição Azevedo (Vereadora da Câmara Municipal de Viseu), Jorge Gaspar (Professor Emérito da Universidade de Lisboa) e Maria José Batista (Vereadora da Câmara Municipal de Castelo Branco). Esta sessão permitiu analisar a relevância da Água para o desenvolvimento de Portugal e também evidenciar os anteriores contributos fundamentais dos Serviços da Água para o crescimento da qualidade de vida da população e a evolução económica e social do País, bem como as suas potencialidades para o futuro. Foi dado um especial enfoque ao valor da água no Interior, tendo em conta as necessidades correspondentes e as soluções adequadas.

 

É devido um especial reconhecimento ao Município de Castelo Branco e aos seus Serviços Municipalizados, anfitriões deste Colóquio, pelo excelente acolhimento que proporcionaram à APDA e a todos os participantes.




design bin·rio