BUREAU DO CONSELHO MUNDIAL DA ÁGUA 2019-2021 REUNIU PELA PRIMEIRA VEZ

29/01/2019

Realizou-se hoje, em várias partes do mundo, incluindo Portugal, através de videoconferência, a 1.ª Reunião do mandato 2019-2021 do Bureau - Comissão Executiva do Conselho Mundial da Água (World Water Council), eleito na Assembleia Geral, que teve lugar em Marselha a 30 de novembro e 1 de dezembro de 2018. Na agenda estiveram o Plano de Trabalho e Estratégia para o triénio.

Participaram Loïc Fauchon, o Presidente do Conselho Mundial da Água, representante de França, Asma El Kasmi, representante de Marrocos, Ahmet Saatci, da Turquia, Shi Quish, da China, Paulo Salles, do Brasil, e Rui Godinho, de Portugal.

Para além de pontos inerentes à organização interna do Conselho Mundial da Água, foram abordados os seguintes temas que integram o Plano de Trabalho para o triénio: Segurança Hídrica; Água e Alterações Climáticas; Comunidades e Estabelecimentos Humanos Resilientes - um imperativo para a Humanidade; Gestão Integrada de Recursos Hídricos; Financiamentos; Envolvimento dos Atores Políticos e Organizações da Sociedade Civil; Reforço da Informação e Comunicação.

A preparação do 9.º Fórum Mundial da Água, que terá lugar em Dakar em 2021, assim como a recolha de candidaturas para a realização do Fórum Mundial da Água em 2024 também mereceram enfoque.

A APDA, através do respetivo presidente Rui Godinho, é a responsável pela primeira representação de Portugal nos órgãos de Direção do Conselho Mundial da Água, tanto no Conselho de Governadores (Board of Governors) como no Bureau.




Design Binário