SMAS DE VILA FRANCA DE XIRA CELEBRAM 60.º ANIVERSÁRIO

30/01/2019
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Vila Franca de Xira estão de parabéns pelos 60 anos de existência. Servem, hoje em dia, 140 mil habitantes e 72 mil clientes, tendo recebido, por parte da ERSAR, o selo de qualidade exemplar de água para consumo humano em 2015, 2017 e 2018. Para 2019, que vai ser assinalado com comemorações ao longo de todo o ano, prevê-se a construção de um novo laboratório, em nome da melhoria contínua e inovação.
 
Criados a 13 de janeiro de 1959, os SMAS de Vila Franca de Xira “asseguram, 24 horas por dia, um serviço de proximidade e de qualidade, levando a cada munícipe uma água de excelência”, segundo o comunicado da respetiva Câmara Municipal.
 
O investimento na construção e alargamento das infraestruturas da rede de abastecimento tem sido uma constante ao longo destas seis décadas de existência, o que tem promovido a equidade do acesso das famílias à água e ao saneamento, assim como a consequente e crescente melhoria da saúde pública, bem-estar e qualidade de vida de toda a população do concelho. Foram igualmente expressivos os investimentos feitos ao nível da sustentabilidade ambiental, promovendo o “uso racional da água e controlando as perdas, assim como através do tratamento das águas residuais”. A modernização administrativa também não foi esquecida, sendo dado como exemplo os balcões de atendimento ao público e a aplicação “My Aqua”.
 
Na prossecução da política de melhoria contínua das instalações e condições de trabalho, a Câmara Municipal tem em vista, entre outros projetos, “a construção de um novo laboratório, orçado em cerca de meio milhão de euros”.
 
O trabalho e o empenho de todos os colaboradores, os passados e os presentes ao longo destes 60 anos, foi igualmente reconhecido no comunicado do município, já que “sem os quais nada teria sido possível”.
 



design bin�rio