EM QUE CONTENTOR COLOCO ESTE TIPO DE LIXO? A WASTEAPP RESPONDE

19/02/2019

Amarelo, azul e verde são as cores a que estão associados os ecopontos com vista a reciclar plástico, papel e vidro, respetivamente, mas o que fazer aos outros materiais que não se incluem nestas categorias? A Wasteapp esclarece! A plataforma lançada pela Quercus tem resposta para 56 tipologias de resíduo e 7.852 localizações de destinos carregados. 

CD, DVD, lâminas, panelas, louça, tinta e esfregões estão entre as palavras mais pesquisadas aquando da entrada em funcionamento da Wasteapp, no início deste mês de fevereiro.

Segundo a Quercus, os registos, que só na primeira semana ultrapassaram os 18 mil utilizadores, bem como as sugestões, dúvidas e felicitações recebidos, demonstram não só o crescente interesse dos cidadãos em dar um destino correto aos lixos domésticos, como também a importância de ter uma ferramenta de esclarecimento. Estas interações estão a ser tidas em conta para melhorar a resposta da aplicação, tendo já sido adicionado novos destinos e categorias. 

A Wasteapp também apresenta soluções que passam pela doação ou a reciclagem, antes de considerar a colocação dos resíduos no contentor do indiferenciado. 

A vontade de querer ter e dar um mundo melhor, aliada a mais informação e conhecimento, está no cerne da redução da pegada ecológica, por isso, a Quercus considera que “a melhor solução passa sempre por separar o lixo em casa, já que só assim é possível contribuir para uma Economia mais circular, permitindo um eficaz reaproveitamento dos materiais”.