LAMEGO: BARRAGEM DE PRETAROUCA VAI TER MAIS CAPACIDADE ÚTIL DA ALBUFEIRA

25/02/2019

A instalação de duas comportas no descarregador de cheias da Barragem de Pretarouca, localizada no rio Balsemão, no concelho de Lamego, vai permitir aumentar a capacidade da albufeira em 30%. O objetivo é criar uma reserva para apoio regional em situações de seca prolongada.

A empreitada, que já está em concurso público, tem um prazo de execução de seis meses e prevê duas opções de comportas: de Charneira do Tipo “Obermeyer” (cuja manobra tem base no insuflar / desinsuflar de almofadas de borracha colocadas sob as comportas através do uso de ar comprimido) ou de Segmento (constituídas por um tabuleiro semicircular sustentado por braços radiais que transmitem a pressão hidráulica a maciços de betão fixos, sendo a ativação através de servomotores).

Em ambas as opções, e sendo a instalação das novas comportas, com dois metros de altura útil, sobre o descarregador de cheias da barragem, esta deve realizar-se em época estival, onde a ocorrência de cheias é menos provável.

A Barragem de Pretarouca assegura o abastecimento urbano dos concelhos de Tarouca, Lamego e Resende, cuja área de intervenção está a cargo da empresa Águas do Norte, do Grupo Águas de Portugal.