AÇORES COM MAIS 150 QUILÓMETROS QUADRADOS DE ÁREA MARINHA PROTEGIDA

07/03/2019

É através do programa "Blue Azores" que a Zona Económica Exclusiva açoriana vai ter mais 150 mil quilómetros de áreas marinhas protegidas. O compromisso de aumentar essas áreas para 15% resulta de uma parceria entre o Governo Regional dos Açores, a Fundação Oceano Azul e a Waitt Institute, visando desenvolver um projeto de conservação marinha e utilização sustentável do mar do arquipélago, valorizando o património natural único da região.

A criação destas áreas protegidas tem benefícios comprovados para a preservação dos ecossistemas, mas também para uma economia do mar sustentável, com efeitos demonstrados no combate aos efeitos das alterações climáticas, como o branqueamento de corais, ou no aumento das reservas de pescado, com mais e maior peixe.

Estratégico na criação de novas oportunidades para o desenvolvimento de uma economia azul sustentável da região, o "Blue Azores" pretende também apoiar processos científicos que contribuam para a identificação de novas áreas de interesse para a conservação e promover a literacia azul, com iniciativas junto de escolas e da comunidade.

O programa vai apoiar igualmente os Açores e Portugal a atingir os objetivos internacionais estabelecidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Convenção sobre Diversidade Biológica e os objetivos da União Internacional para a Conservação da Natureza.