LIVRO SOBRE RIOS PORTUGUESES AJUDA A PROMOVER CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

12/03/2019

O livro “Rios de Portugal. Comunidades, Processos e Alterações” resulta de um trabalho conjunto de 64 cientistas que se propuseram a reunir toda a informação disponível e partilhá-la com a sociedade. O objetivo é contribuir para a promoção de uma consciência ecológica que reconheça a diversidade de ambientes e organismos dos rios nacionais e os impactos que as populações humanas têm sobre estes ecossistemas.

Editado por Maria João Feio e Verónica Ferreira, investigadoras do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, o livro tem uma versão eletrónica de acesso gratuito aqui. A versão impressa e o ebook podem ser adquiridos via Amazon.

Ao longo dos 17 capítulos do livro, o primeiro a reunir o conhecimento científico sobre rios portugueses de forma tão ampla, numa linguagem simples e acessível ao público em geral, são abordadas várias temáticas.

A obra começa pelos aspetos físicos fundamentais dos rios nacionais, a hidrologia e os sedimentos, seguindo-se oito capítulos dedicados aos organismos aquáticos: algas, fungos e bactérias, vegetação aquática e ribeirinha, invertebrados, peixes, anfíbios e répteis, mamíferos e aves.

Os capítulos subsequentes apresentam os processos que decorrem nos rios, as atividades antrópicas que causam fortes alterações na qualidade dos ecossistemas, a monitorização ecológica e a restauração dos rios degradados. Os estuários e as fontes termominerais, que estão fortemente ligadas aos cursos de água, culminam a obra.