A ÁGUA COMO UM VALOR ESSENCIAL NA AGENDA 2030

18/03/2019

Dia Mundial da Água celebra-se sexta-feira

Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data pretende alertar o mundo para a cada vez mais emergente preservação hídrica, fundamental para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente a 22 de março.

A APDA destaca para este dia as seguintes declarações que focam duas problemáticas que envolvem este recurso natural: a seca e a acessibilidade.  

“A escassez de água é já um problema crítico na Península Ibérica” e que “poucos estudos e trabalhos têm investigado a ocorrência de futuras secas (prolongadas) na Região.”
 Selma Guerreiro et alt, Universidade de Newcastle

“As conclusões que o IPMA nos apresenta, para o território continental (decréscimo na precipitação entre 25-30% e aquecimento superior a 4-5 ºC em toda a região mediterrânica até ao final do século XXI) esclarecem-nos de forma brutal, de que já estamos “provavelmente” perante uma nova situação.”
IPMA

“Só na África Subsariana, as mulheres e raparigas gastam 40 mil milhões de horas por ano a irem buscar água, o equivalente à carga laboral de um ano em toda a França.”
 Asa Regner, Diretora da ONU Mulheres e Assessora do Secretário-Geral da ONU, António Guterres

“Com o rápido crescimento da procura de água, é cada vez mais evidente que a mesma é um problema de todos. A escassez da água tornou-se num “novo normal” em diversas partes do mundo” 
Torgy Holmegren, Diretor-Executivo do Stockholm International Water Institute e Diretor da Stockholm World Water Week 2018 

Aceitamos este novo normal?

Só boas políticas, novo pensamento e novos paradigmas poderão alterar/neutralizar estas tendências.”
“Os custos da inação são (e serão) sempre mais onerosos que os investimentos a realizar.

Rui Godinho, Presidente da APDA




Design Binário