MEMBROS DA APDA CELEBRARAM DIA MUNDIAL DA ÁGUA

26/03/2019
Entre umas anteriores ao dia, outras no próprio dia e outras que se estendem até mais tarde, muitas foram as iniciativas que alguns membros da APDA realizaram de forma a assinalar o Dia Mundial da Água, celebrado na sexta-feira, 22 de março.
 
Águas de Coimbra
Apoiada pela Águas de Coimbra, “Incolor” é a exposição coletiva que BORDALO II, Forest Dump e Miguel Januário, aka ±MAISMENOS±, inauguraram no Dia Mundial da Água. Patente no Museu da Água de Coimbra até 26 de maio, a mostra contempla esculturas, instalações, vídeos e pinturas, distribuídas entre o museu e o jardim, no Parque Dr. Manuel Braga, com entrada livre de terça-feira a domingo. Artur Bordalo é um artista que viaja pelo mundo, executando peças que denunciam a devastação exercida pela sociedade de consumo sobre a natureza. Cria esculturas de dimensões, por vezes, monumentais, trazendo os animais de volta à vida, usando o que os mata: o plástico. A assinatura BORDALO II é uma homenagem ao avô, o pintor Real Bordalo. Tomás Carreira João deu início à prática artística sob o nome de Forest Dump, elaborando trabalhos em campos variados: escultura, instalação, performance, vídeo, fotografia, entre outros. Miguel Januário começou a desenvolver as primeiras intervenções de graffiti no espaço público em 1999, tendo criado, em 2005, no âmbito académico, o projeto de intervenção '±MAISMENOS±', que se tornou uma referência no panorama nacional e internacional de arte urbana. 
 
 
Águas do Ribatejo
A Águas do Ribatejo comemorou o Dia Mundial da Água com várias iniciativas nos sete municípios que abrange. Para além de promover visitas às instalações de algumas ETA e ETAR, a empresa estimulou as escolas da região a tratarem o tema da água junto dos alunos do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos, premiando os trabalhos mais originais. Por exemplo, os alunos do Agrupamento de Escolas de Almeirim foram aliciados para o estudo da sustentabilidade ambiental “Almeirim Terra Sustentável”. Destaque também para os dois seminários nas Escolas Profissionais de Salvaterra de Magos e de Coruche (22 de março e 26 de março, respetivamente) e para a participação na Semana Verde em Coruche (29 de março), que compreende um workshop. Subordinadas ao tema “A Água é de Todos, Não ao Desperdício”, as campanhas para o uso eficiente da água e para o consumo da água da torneira da Águas do Ribatejo contam com a parceria da DECO, municípios e escolas.
 
 
EMAS - Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja
A EMAS de Beja juntou-se à Câmara Municipal e às escolas do Instituto Politécnico da cidade para organizar uma Eco-Caminhada, celebrando, em conjunto, o Dia Mundial da Água e o Dia Mundial da Árvore (21 março). Integrada no programa Eco-Escolas, a iniciativa reuniu cerca de 200 participantes de diferentes gerações, que percorreram vários pontos da cidade, dando a conhecer a diversidade de árvores e sítios relacionados com a história e com o serviço de abastecimento de água de Beja. Entre outros apontamentos deste dia, a EMAS recebeu os participantes na sua sede, onde voltou a promover o consumo seguro e de qualidade da água da rede de distribuição pública do concelho. No final da Eco-Caminhada, foi realizada uma ação simbólica que consistiu na plantação de árvores pelos participantes no reservatório dos Falcões em Beja.
 
 
Grupo Águas de Portugal
“Água com um Pingo de Consciência” é o mote da campanha de sensibilização promovida pelo AdP e que foi reforçada, no Dia Mundial da Água, com a participação de Herman José. Clique aqui para ver o vídeo protagonizado pela personagem “Dona de Casa”. Os restantes vídeos, com outras três personagens criadas para o efeito, vão ser apresentados semanalmente nos canais do AdP e do humorista. De acordo com o Estudo Nacional sobre Atitudes e Comportamentos dos Portugueses face à Água, realizado em abril de 2018 e que serviu de base do lançamento desta campanha em setembro desse ano, a incorporação de humor para veiculação de mensagens é um fator de incremento da eficácia de campanhas de sensibilização.
 
 
 
 
Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora
Os SIMAS de Oeiras e Amadora optaram por assinalar a data com um evento no Parque da Turma da Mónica, na Amadora, que decorreu no sábado, dia 23 de março, entre as 10:00 e as 17:00. Aldeia das gotas, ateliers de pinturas faciais, jogos, insufláveis, passeios de burrito, experiências com água, carrinho de pipocas, distribuição de fruta e máquina de fotografias personalizadas foram algumas das ações proporcionadas a quem esteve presente. As mascotes Gui Gotas e Gotas Maria, do Clube da Água, também estiveram presentes para animar todos os que se juntaram à festa para celebrar a água como o bem essencial que é. Criado pelo SIMAS de Oeiras e Amadora, o Clube da Água visa incentivar as crianças e jovens dos 4 aos 16 anos a terem hábitos de poupança e de consumo sustentável, encorajando-os, desta forma,  a preservar o ambiente.
 
 
Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada
Sob o mote “Juntos Vamos Salvar o Mar”, os SMAS de Almada celebraram a data com a edição de um cartaz e com um programa de iniciativas que iniciaram a 20 de março e se prolongam até ao dia 31 do referido mês. De entre as várias ações de sensibilização, estão visitas a algumas escolas do Concelho e a limpeza de praias, aberta a toda a comunidade. Veja aqui o cartaz e na imagem abaixo o programa.
 

 




Design Binário