E3: PLATAFORMA OTIMIZA CIRCUITOS DE ÁGUA INDUSTRIAL

28/03/2019

Inovadora, gratuita e disponível online, a E3 faculta um conjunto de ferramentas que permitem ao utilizador realizar diagnósticos dos circuitos de água da respetiva indústria, assim como efetuar uma análise comparativa de eficiência com valores de referência do setor. A plataforma de avaliação de eficiência energética é o resultado final do projeto europeu WaterWatt, que envolveu 11 casos de estudo em cinco países, entre os quais Portugal, nas indústrias alimentar, química, farmacêutica, do aço e do papel.

Para além deste diagnóstico, o utilizador tem também acesso a uma ferramenta de simulação user friendly, desenvolvida pelo ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade, que permite construir um circuito de água personalizado e fazer uma avaliação de soluções mais eficientes.

Os resultados deste projeto estenderam-se também à criação de uma aplicação móvel desenvolvida através da E3. Com o objetivo de estimular o conhecimento, a plataforma utiliza o gamification que, de uma forma lúdica, incentiva os utilizadores a reterem conceitos e práticas de eficiência energética, com menor esforço. A WaterWatt Mobile está disponível para smartphones Android e integra quiz e jogos interativos.

O WaterWatt - “Melhoria da eficiência energética em circuitos industriais de água” integrou um consórcio de cinco parceiros: Portugal (ISQ), Alemanha (BFI), Noruega (SINTEF), Itália (LINKS) e Reino Unido (Escola de Ciências Sociais da Universidade de Cardiff). Coordenado pela Sociedade DECHEMA para Engenharia Química e Biotecnologia, o projeto foi financiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia.