SETÚBAL: GTAAC FAZ APRESENTAÇÃO EM CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

04/04/2019

O Grupo de Trabalho de Adaptação às Alterações Climáticas (GTAAC) da APDA esteve na “II International Conference Risks, Security and Citizenship”, onde apresentou a comunicaçãoThe contribution of an interinstitutional collaboration for water utilities to adapt to climate change”. A apresentação esteve a cargo de Silvana Vitorino, dos SMAS de Almada e membro do GTAAC, que compartilhou as iniciativas desenvolvidas por este grupo de trabalho, bem como os resultados alcançados até o momento, destacando as contribuições em prol de uma melhor gestão do risco climático no setor da distribuição de água e saneamento.

A seleção do tema deveu-se o facto das Alterações Climáticas estarem amplamente reconhecidas como um dos riscos e desafios mais proeminentes que a humanidade enfrenta a nível social, económico e ambiental.

A “II International Conference Risks, Security and Citizenship” foi organizada em diversas sessões, orientadas pelos cinco eixos temáticos do evento: Riscos Naturais e Tecnológicos, Riscos Sociais, Segurança de Pessoas, Alterações Climáticas e Conhecimento.

O evento pretendeu criar uma plataforma de reflexão sobre a problemática do Risco no contexto da implementação do Quadro de Ação de Sendai 2015-2030 a nível local, em coerência com os três pilares da agenda internacional: Estratégia Internacional para a Redução de Desastres, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Plano de Ação para as Alterações Climáticas.

No âmbito das Alterações Climáticas, foram abordadas as seguintes perspetivas: Risco de Desastre; Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas na Escala Regional e Municipal; Cidadania Ambiental; Subida do Nível do Mar e Impactos nas Zonas Litorais; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; Princípios, Prioridades e Metas Definidas pelo Marco de Sendai.

A conferência, que decorreu em vários pontos de Setúbal, nos dias 28 e 29 de março, contou com a presença de oradores provenientes do meio académico, setor empresarial, proteção civil, assim como de representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).




Design Binário