AGRICULTURA: GOVERNO LEVANTA NECESSIDADES PERANTE CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS

05/04/2019

Os agricultores têm até 15 de maio para preencher um formulário disponibilizado pelo Governo com o intuito de aferir as necessidades dos mesmos, no que diz respeito ao investimento em equipamentos de captação, transporte e armazenamento de água. O documento, onde os agricultores também devem indicar os meios de que já dispõem, surge na sequência das condições climatéricas que têm afetado as culturas em Portugal Continental.

De acordo com o Ministério da Agricultura, este levantamento, através das direções regionais de Agricultura e Pescas, tem também como objetivo averiguar as necessidades de investimento em equipamentos para abeberamento de gado.

Esta medida insere-se no âmbito da atividade da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca, que acompanha o impacto da situação da seca no terreno, em cada momento.

Neste sentido, as direções regionais vão passar a disponibilizar, entre os dias 15 e 30 de cada mês, informação sobre a evolução da situação de seca nas respetivas regiões.

A informação recolhida vai permitir caracterizar a atual situação e a evolução dos recursos hídricos privados, das pastagens e forragens, culturas permanentes e temporárias.