ÉPOCA BALNEAR 2019: PORTUGAL BATE RECORDE DE PRAIAS COM BANDEIRA AZUL

06/05/2019

São 352 praias, mais 20 que o ano passado, 17 marinas (menos uma que em 2018) e nove embarcações de Ecoturismo (mais duas) galardoados pelo Júri Internacional com Bandeira Azul no território nacional, de acordo com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) em conferência de imprensa. 

Pela primeira vez, Portugal ultrapassa as 350 praias com este galardão, sendo o Algarve, com 88, a zona com mais praias com Bandeira Azul, seguido pela região Norte do país, com 75.

“Do Rio ao Mar sem Lixo” é o mote da campanha da ABAE para 2019, já que, segundo as Nações Unidas, 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra e, todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.

Neste sentido, e para além de ter lançado um concurso aos concessionários das praias para diminuírem o consumo de plástico descartável, a ABAE conta com outros projetos em curso, como a manutenção do “Programa Nacional de Vigilância Bandeira Azul” apoiado pela Fundação Vodafone Portugal, o “Cada Coisa no Seu Lugar” apoiado pela Tabaqueira II, SA, e a campanha “Transformar” em parceria com o Lidl.

A ABAE e as Águas de Portugal formalizaram também o protocolo de parceria que envolve os Programas Bandeira Azul, Eco-Escolas e Eco-XVI, cuja base é a sensibilização e educação ambiental para a adoção de comportamentos mais racionais e eficientes na utilização de recursos.

Aceda aqui à lista completa das praias com Bandeira Azul em 2019.




Design Binário