ETA DAS AREIAS DE VILAR ABRIU PORTAS NO DIA DA EUROPA

10/05/2019
A Águas do Norte participou nas comemorações do Dia da Europa, a 9 de maio, através de um dia de portas abertas da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Areias de Vilar. O projeto de melhoria de desempenho desta infraestrutura foi selecionado para figurar como um dos projetos cofinanciados pelo POSEUR para participar na iniciativa «A Europa na minha região» - EU in my Region.
 
O objetivo foi dar a conhecer ao público em geral os processos de tratamento utilizados na produção de água para consumo humano e evidenciar a importância dos financiamentos europeus para a concretização destes investimentos.
 
 
A apresentação do projeto revelou que a ETA foi submetida a um reforço da linha de tratamento através da instalação de sistema de desinfeção por ultra violeta, após a etapa de filtração, assim como a uma intervenção de reforço da capacidade de pré-oxidação, com instalação de um novo gerador de ozono.
 
Houve também lugar para o debate da importância dos Fundos Europeus no financiamento de projetos na área do ambiente, seguida de uma visita técnica às instalações.
 
Entretanto, e no caminho da educação ambiental, decorreu a iniciativa “Ciência Divertida do Ciclo Urbano da Água”, na qual cerca de 50 crianças do ensino básico tiveram a oportunidade de experienciar os processos de tratamento da água para consumo humano e aprofundar conhecimentos sobre o respetivo ciclo urbano.
 
A Semana da Europa foi este ano comemorada entre os dias 6 e 12 de maio.
 



Design Binário