PURA 2019: MAIS CONSCIÊNCIA E OBJETIVIDADE

16/05/2019

O terceiro Encontro de Comunicação Ambiental da APDA contou com debates, apresentação de projetos, partilha de experiências, incluindo uma visão internacional sobre a temática. O PURA 2019 decorreu no Convento de São Francisco, em Coimbra, para uma audiência de 110 pessoas que quiseram “Comunicar como água”.

A reter fica o conceito de que a água não deve ser considerada um bem adquirido, mas antes um recurso a preservar por todos, em nome da vida das gerações futuras, mas, também, para lembrar e respeitar quem neste mundo altamente tecnológico não tem acesso à água ou tem de caminhar dezenas de quilómetros para a conseguir. E será que existe consciência de que a água potável que bebemos da torneira é a mesma que se utiliza para fazer as descargas da sanita? Não ao desperdício!

É preciso mudar hábitos, infraestruturas e mentalidades. Há que repetir as campanhas de sensibilização, fazer da consciencialização uma missão para que naturalmente se transforme num ato inato do ser humano. É igualmente fulcral ser positivo na informação que se quer transmitir. Os progressos e investimentos, por pouco impactantes que sejam a curto e médio prazo, não devem ser sempre seguidos de um “mas”. 

A comunicação da água não foge às regras da boa comunicação em geral. É essencial ser claro, objetivo e conciso, sem margem para divagações. E as novas tecnologias, que permitem a divulgação das mensagens instantâneas através das plataformas online e redes sociais, trouxeram uma mais-valia que deve ser aproveitada ao máximo: o poder de editar a informação, apesar de já ter sido publicada, fazendo desaparecer gralhas e descontextualizações, por vezes tão frequentes quando se quer dar a notícia ao minuto.

O evento demonstrou também que o improviso genuíno tem impacto nos recetores da mensagem. Por exemplo, houve quem trouxesse apresentações preparadas, mas que perante o desenrolar dos temas debatidos, acabou por partilhar a vida pessoal! E isto é pura informação! 

Clique nos links abaixo para ver a abordagem do PURA 2019 por outros órgãos de comunicação

TSF

Rádio Regional Centro




Design Binário