APA GARANTE QUALIDADE DA ÁGUA NO ZÊZERE

30/05/2019

Apesar do derrame de acetona que aconteceu esta semana no Rio Zêzere, fruto de um despiste de um camião que transportava milhares de litros do produto inflamável, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garante a qualidade da água.

A APA frisa que foram derramados alguns litros de acetona para o rio, mas desvaloriza qualquer impacto na qualidade da água, apesar dos alertas da Quercus, que temia a contaminação.

A contenção foi conseguida através da colocação de barreiras de areia e do tamponamento dos ralos da ponte, de modo a deter o produto sobre o tabuleiro onde o camião se despistou - no IC8 entre os nós de Pedrógão Pequeno e Pedrógão Grande, que já foram reabertos.

Durante a deslocação da APA ao local não se visualizou qualquer alteração, quer na linha de água quer no meio envolvente, tendo sido, entretanto, realizada uma colheita de água para análise.

Considerando que a acetona é um produto muito volátil e miscível com a água e atendendo ao local onde ocorreu o derrame (ponte com mais de 100 metros de altura), bem como as ações desenvolvidas, qualquer impacto na qualidade da água é avaliado como pouco significativo.

O Rio Zêzere apresenta corrente naquele local, indo afluir à albufeira da Bouçã, a qual está localizada a montante de albufeira de Castelo de Bode.

 

 




Design Binário