ÁGUAS DE PORTUGAL COM DOIS NOVOS CONTRATOS EM ANGOLA

25/07/2019

O Grupo AdP - Águas de Portugal ganhou dois novos contratos em Angola  no âmbito dos quais irá dar apoio à gestão das empresas provinciais de abastecimento de água e saneamento de Bengo e de Cunene até 2022.

Os dois contratos totalizam cerca de 14 milhões de dólares e envolvem atividades específicas para o desenvolvimento e capacitação institucional das empresas dessas duas províncias, nomeadamente pela presença permanente de uma equipa de peritos que apoiarão a formação dos técnicos das duas empresas em todas as suas áreas de atividade, nomeadamente comercial, financeira, técnica e de manutenção. 

Estes projetos têm  financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento, no âmbito do apoio institucional ao sector de água e saneamento em Angola, que assenta, principalmente, na criação e consolidação de serviços públicos de abastecimento de água e saneamento em sete províncias beneficiárias, bem como no reforço institucional e de governação sectorial a nível local e nacional.

O Grupo AdP atua em atividades de consultoria, assistência técnica e capacitação e formação em Angola desde 2004. Inicialmente com projetos financiados pela União Europeia, em assistência técnica à empresa EPAL de Luanda, responsável pelo abastecimento de água à capital do país.

Desde 2012, desenvolve projetos de assistência técnica às empresas provinciais que foram sendo criadas, com contratos financiados pelo Governo Angolano e, mais recentemente, pelo Banco Mundial, UNICEF e Banco Africano de Desenvolvimento.

A atividade de consultoria, que se desenvolve através da sua unidade de negócios AdP Internacional, estende-se a todos os países africanos de língua portuguesa e a Timor Leste.

Entre outros projetos em curso, destaca-se o contrato financiado pelo Banco Mundial na Guiné Bissau para assistência técnica à empresa EAGB – Eletricidade e Água da Guiné Bissau, que se iniciou em Maio de 2019 e em que a AdP Internacional integra um consórcio com as empresas EDP Internacional e Leadership Business Consulting. 

Também em Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Moçambique, a AdP Internacional tem desenvolvido intensa atividade de consultoria em estreita articulação com as entidades gestoras dos serviços de águas daqueles países, nomeadamente com o apoio do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Transição Energética.

Recentemente em Moçambique o Grupo Águas de Portugal apoiou com a cedência de recursos humanos e financeiramente a recuperação das áreas devastadas pelo ciclone Idaí, nas províncias de Sofala (Beira) e de Tete, e com o fornecimento e instalação de uma Estação de Tratamento de Água, com capacidade para abastecer de água 3.000 famílias.




Design Binário