APDA ESCLARECE AVALIAÇÃO E GESTÃO DE RISCO EM SISTEMAS DE ÁGUA DE CONSUMO

17/09/2019

O que é que as Entidades Gestoras podem esperar da Legislação, Regulador e Autoridades de Saúde no que a avaliações de risco diz respeito? É esta e outras questões que a APDA, através da sua Comissão Especializada de Qualidade da Água (CEQA), quer debater no Encontro Avaliação e Gestão de Risco em Sistemas de Água de Consumo. Acontece no dia 24 de setembro, no Auditório do Convento dos Capuchos, na Caparica, e conta com a participação do Secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde das Neves.

As normas certificáveis mais comuns passaram a ter um enfoque no risco e muitas Entidades Gestoras vão ter dificuldade em iniciar o processo de avaliação do risco sem ajuda externa. Isto considerando quem ainda não começou, porque existem já as que fizeram uma parte e as que já dispõem de um método estabilizado e muitas ações desenvolvidas.

É expectável que a ERSAR consiga dar um panorama sobre quantas Entidades Gestoras sujeitaram uma avaliação do risco, se cumpriram o esperado, como está calendarizada a missão do Grupo de Trabalho - Planos de Segurança da Água e como está previsto constar no portal da entidade reguladora. 

Sobre a revisão da Diretiva Água para Consumo Humano, e caso ainda não tenha sido aprovada, também é de esperar uma data concreta para o desfecho.

Ao longo das intervenções previstas, a CEQA pretende indicar as dificuldades sentidas, a oportunidade de conciliar esforços com gestão de ativos e outros sistemas de gestão críticos. 

Em suma, os contextos são diversos, querendo a organização deste encontro clarificar o possível e, assim, contribuir para um melhor desempenho dos prestadores de serviços perante a nova realidade do Setor.

Programa disponível aqui.