O aquecimento global tem impacto nos Oceanos? Confirma-se o degelo no Ártico e na Antártida? Os oceanos regulam o clima mundial? Alterações climáticas? Porque se move o Oceano? Há risco de impactos globais? Criosfera? Permafrost? São estas e outras questões que os SIMAS de Oeiras e Amadora pretendem esclarecer com as conferências dinamizadas no próximo dia 1 de outubro, no âmbito das celebrações do Dia Nacional da Água. Dirigidas as estudantes, as ações estão também abertas ao público em geral.

A primeira conferência realiza-se às 09:00 na Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras, e a segunda às 13:30, na Escola Secundária Seomara da Costa Primo, na Amadora.
Prevêem-se auditórios cheios em ambas as escolas para ouvir Miguel Petchkovsky, artista multimédia e comissário de projetos de cariz ambiental, Gonçalo Vieira, Professor Associado no IGOT - Universidade de Lisboa, e Paulo Relvas, Professor da Universidade do Algarve e investigador do CCMAR - Centro de Ciências do Mar do Algarve.
O tema, atual e emergente, foi hoje alvo de alerta por parte de um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU): “sem ação urgente para reduzir emissões de gases com efeito de estufa, os gelos permanentes vão derreter a um ritmo sem precedentes, elevando o nível dos oceanos com consequências para mais de mil milhões de pessoas”.