SETEMBRO: PORTUGAL CONTINENTAL MANTEVE SECA METEOROLÓGICA

08/10/2019

No final de setembro, 48,4% de Portugal continental estava em seca moderada, 32,7% em seca severa, 15,4% em seca fraca e 3,4% em seca extrema. Os dados são do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que afirma que o país se manteve em seca meteorológica. 

Na primeira quinzena do mês, considerando a média para Portugal continental, os valores de temperatura do ar foram, em regra, superiores ao valor médio, destacando-se os valores de temperatura máxima, no período de 1 a 8 que estiveram muito acima do normal. 

O IPMA indicou também que se verificou um aumento da área em seca moderada nas regiões do Norte e Centro e uma diminuição da área em seca extrema na região Sul. 

Para monitorizar a seca em Portugal Continental, o IPMA utiliza o índice PDSI (Palmer Drought Severity Index). Este avalia a quantidade de precipitação, temperatura do ar e capacidade de água disponível no solo, permitindo detetar a ocorrência de períodos de seca, classificando-os em termos de intensidade: fraca, moderada, severa e extrema.




Design Binário