POUPAR ÁGUA: PORTUGUESA GANHA PRÉMIO DE INOVAÇÃO EUROPEU
16/10/2019
Sara Guimarães Gonçalves foi laureada com o EIT Woman Award, pelo sistema de rega inteligente que desenvolveu na startup Trigger Systems e que já ajudou a Câmara de Lisboa a poupar cerca de 100 mil euros em água. O prémio, atribuído pelo Instituto Europeu de Inovação em Tecnologia (EIT), destina-se a destacar projetos desenvolvidos por mulheres na União Europeia.
Sara Gonçalves ajudou a fundar a Trigger Systems em 2017 para automatizar sistemas de rega em parques, jardins e campos agrícolas, sendo que Lisboa já tem o sistema instalado no Parque Eduardo VII, no Jardim da Estrela, nos Jardins do Campo Grande e na Quinta das Conchas.
A tecnologia do sistema depende de uma plataforma online onde são programados algoritmos que são capazes de prever a quantidade de água que as plantas precisam e o resultado é enviado para o equipamento.
Ao defender que “se gasta muita água e que é preciso parar” a jovem empreendedora exemplifica com a aplicação do sistema em Lisboa: “dos cerca de 900 sistemas de rega separados, todos podem ser programados através do Trigger Systems, sendo que, quando chove não é preciso ir ao local para os desligar, uma vez que se pode fazer tudo à distância, pela internet”. Com este método, em 2018 poupou-se cerca de 50% da água normalmente utilizada no Parque Eduardo VII. “o equivalente a 100 mil euros em água”, sublinha Sara Gonçalves.
Para além dos 20 mil euros correspondentes ao galardão, o EIT vai ajudar a desenvolver patentes, a estabelecer contactos com parceiros e, através da relação privilegiada com instituições académicas, vai apoiar também a startup no recrutamento de estagiários.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu em Budapeste, na Hungria.