“OS SERVIÇOS DE ÁGUAS: OS PRÓXIMOS 30 ANOS” - PROJETO DIVULGADO EM SESSÕES PELAS EG

17/10/2019

Depois de elaborado e publicado o trabalho de cenarização sobre o setor e os desafios que terá de ultrapassar no médio e longo, o projeto “Os Serviços de Águas: Os Próximos 30 Anos” chegou à 4.ª fase: A ATUAR - Implicações & Agenda Estratégica. As alterações climáticas, a escassez de recursos, a evolução demográfica, bem como a incerteza do comportamento da economia, respetivos impactos sociais e culturais são apenas alguns dos obstáculos visados pelo projeto.

Pretende-se, nesta etapa, disseminar a reflexão prospetiva presente no projeto junto das Entidades Gestoras, de modo a introduzir uma componente abrangente na reflexão estratégica assente numa visão holística e não determinista. Também é objetivo conferir a estes serviços uma ferramenta que os ajude a definir as estratégias num contexto em que a incerteza possa ser gerida/minimizada, ao ter em conta várias formas possíveis de evolução a longo prazo do ambiente externo (o mundo e Portugal) e interno (o setor dos serviços de água).

Neste sentido, decorreram duas sessões de disseminação do pensamento prospetivo em Entidades Gestoras: a primeira na Águas do Ribatejo e a segunda na AdRA-Águas da Região de Aveiro. Nesta última, e após a apresentação do projeto, foram constituídos três grupos de trabalho, que analisaram os possíveis impactos dos vários cenários sobre o futuro da AdRA, tendo-se seguido uma discussão conjunta sobre as perspetivas geradas por cada grupo.

De destacar que ambas as reuniões decorreram com grande empatia, tendo sido extremamente profícuas.

Entretanto, já se encontram em agendamento mais duas sessões.