WORLD WATER COUNCIL: RUI GODINHO NO 70.º BOARD OF GOVERNORS

30/10/2019

O septuagésimo Board of Governors (BoG) do World Water Council (Conselho de Governadores do Conselho Mundial da Água) teve lugar no Cairo, Egipto, entre os dias 22 e 23 de outubro, tendo contado com a presença de Rui Godinho, Presidente da APDA, na sua qualidade de membro do BoG e do Bureau daquela organização. 

Para além de ter participado em todas as atividades da reunião, Rui Godinho presidiu à Sessão de Trabalho sobre “Alterações Globais”, uma das estratégicas “Task Forces” (Grupos de Trabalho), que integra os Objetivos Programáticos do WWC para o triénio 2019-2021.

Segurança Hídrica, IWRM - Gestão Integrada de Recursos Hídricos/ Transversalidade e Financiamento são os temas centrais das outras “Task Forces” existentes, e que estiveram também em discussão nesta reunião do Cairo. 

O propósito destes Grupos de Trabalho baseia-se nas linhas de atuação desta organização mundial: mobilizar ações políticas, aprofundar, sintetizar e partilhar conhecimento sobre questões críticas no domínio da gestão da água, considerando as dimensões social, ambiental e económica da sustentabilidade, assim como estabelecer plataformas de intercâmbio, como o Fórum Mundial da Água e outros eventos regionais e temáticos, por forma a alargar e catalisar as atividades coletivas em curso no setor. Fotos 8 ou 9

Rui Godinho participou também na reunião paritária WWC/Senegal do “International Steering Committee” do 9.º Fórum Mundial da Água, a decorrer em Dakar, capital do Senegal, de 22 a 27 de março de 2021 sob o lema “Segurança Hídrica para a Paz e o Desenvolvimento”. 

Loic Fauchon, Presidente do WWC, nos vários eventos e cerimónias com altas individualidades em que participou, reforçou a disponibilidade da organização em prosseguir esforços e iniciativas no âmbito da “hidrodiplomacia”, tendo sublinhado que o diálogo é o caminho para uma partilha justa de recursos comuns, nomeadamente quando está em causa a equidade do acesso aos recursos hídricos em Bacias Hidrográficas transfronteiriças, como é o caso do Rio Nilo. 

Assinalou também que um dos desafios centrais que se coloca à Comunidade da Água é “colocar as pessoas e o desenvolvimento no centro das suas preocupações e ações, respeitando igualmente a natureza e a proteção dos ecossistemas”. 

 

Os membros do WWC acompanharam igualmente a Cairo Water Week (Semana da Água do Cairo que decorreu entre os dias 20 e 24 outubro), na qual a delegação do Senegal fez uma apresentação sobre o 9.º Fórum Mundial da Água, Dakar 2021.




Design Binário