RUI TEIXEIRA: ENERGIA HÍDRICA - COMO A ÁGUA VAI DEFINIR UM FUTURO MAIS VERDE

08/11/2019

O Administrador Executivo da EDP e Presidente da EDP Produção é o autor do terceiro artigo da secção de Atualidade da revista APDA #14. Ao explanar o papel crucial da energia hídrica na caminhada para um planeta mais sustentável, Rui Teixeira explica também como as barragens são “uma aposta cada vez mais estratégica”. 

Apologista de que existe “uma revolução em curso no mundo da energia, na forma como se produz, distribui e consome, na própria relação entre energia e mobilidade” e que “essas mudanças fazem parte de uma transição energética”, Rui Teixeira assegura que a energia hídrica, tendo base numa tecnologia de geração renovável “vai (…) continuar a assumir um papel fundamental (…) para uma economia descarbonizada”. 

A afirmação tem base nos últimos indicadores do relatório anual da APREN - Associação de Energias Renováveis: 52,6% da geração de eletricidade em Portugal, em 2018, foi obtida através de fontes renováveis.

Sobre as barragens, e sendo “a energia eólica e solar formas de produção intermitentes; quando não há sol ou vento é necessário continuar a assegurar o fornecimento de energia”, o autor elucida que “é aí que se recorre a tecnologias alternativas, como as térmicas e hídricas”, sendo todavia “as centrais hidroelétricas (…) a solução que mais rapidamente responde a eventuais quebras na produção ou a inesperados picos de procura”. 

Leia o artigo completo aqui, a partir da página 34.




Design Binário