ENEG 2019: MESA REDONDA - A REVISÃO DO PENSAAR 2020 | NOVA ESTRATÉGIA PARA 2030

15/11/2019

A Mesa Redonda “A revisão do PENSAAR 2020 | Nova estratégia para 2030” vai enquadrar o programa direcionado para o setor de abastecimento de águas e saneamento de águas residuais, que tem evidenciado tendências positivas e alinhadas com as metas e objetivos preconizados para 2020, mas também algumas fragilidades que devem ser avaliadas num futuro próximo.

Neste âmbito, vão ser focados os seguintes pontos: desafio da reabilitação de ativos; trajetória tarifária; origens alternativas e estratégicas de água em cenários de escassez decorrente de alterações climáticas; economia circular no setor da água, contributos decisivos da reutilização de água residuais tratadas e adequada gestão de lamas; e descarbonização do setor da água com enfoque na eficiência energética.

Para debater os tópicos referidos vão estar Diogo Faria de Oliveira, Presidente do Grupo de Apoio à Gestão do PENSAAR 2020, Eduardo Marques, Presidente da AEPSA, e Nuno Brôco, Diretor de Engenharia da Águas de Portugal Serviços Ambientais. Carlos Martins, Presidente da Águas do Alto Minho, é o responsável pela articulação das intervenções.

A sessão, onde a assistência poderá intervir no final, tem lugar no dia 19 de novembro, às 16:30 na sala Multiusos do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, que acolhe o ENEG 2019 entre os dias 19 a 22 deste mês.