OCEAN’S CALLING: CONCURSO PARA RETIRAR A ESFEROVITE DOS OCEANOS

18/12/2019

Estão abertas as candidaturas ao prémio Ocean’s Calling, uma iniciativa da Sociedade Ponto Verde (SPV) e do projeto Ocean Wise, que pretende reduzir o impacto do poliestireno expandido (EPS) e extrudido (XPS) - a esferovite -, bem como de embalagens produzidas com materiais alternativos no Oceano Atlântico. O concurso é aberto, sendo que as candidaturas devem ser apresentadas aqui até 31 de dezembro.

Com base em princípios de economia circular, eficiência de recursos e métodos participativos, o concurso quer, de acordo com a SPV, incentivar à criação de projetos e ideias de investigação, desenvolvimento e inovação que apresentem soluções relacionadas com o uso, produção, reciclagem e a captação de esferovite após a sua utilização. ​

De referir que a esferovite parte-se e fragmenta-se com facilidade em pequenas partículas, que são percebidas pelos animais como comida.

A avaliação dos projetos vai decorrer entre 1 de janeiro e 30 de abril próximos, sendo que a divulgação dos finalistas está marcada para 4 de maio. Entretanto, o vencedor do concurso, com direito a 25 mil euros de prémio, é desvendado até 8 de junho de 2020.

Regulamento do concurso