PERDAS DE ÁGUA: LISBOA É EXEMPLO DE EFICIÊNCIA

19/12/2019

Numa altura em que em todo o mundo se desperdiçam diariamente 346 mil milhões de litros de água potável, um bem cada vez mais escasso, a EPAL afirma que Lisboa se tornou numa das cidades mais eficientes ao reduzir as perdas de água para cerca de 10%. O feito foi alcançado através do sistema WONE® - Water Optimization for Network Efficiency.

A EPAL começou a desenvolver o WONE® em 2006 com a missão de disponibilizar indicadores de eficiência ao nível das perdas ocorridas nas redes de abastecimento de água, sendo atualmente utilizado por mais de uma dezena de Entidades Gestoras. O sistema permite a integração dos dados provenientes das mais de 160 Zonas de Monitorização e Controlo criadas na rede da capital, disponibilizando às equipas técnicas a informação necessária para que estas possam identificar com exatidão e rapidez os locais com possibilidade de melhoria ao nível da eficiência.

Tendo conduzido à melhoria do desempenho e da eficiência da rede de abastecimento da EPAL, a utilização do WONE®, combinado com intervenções de controlo ativo de fugas e com uma estratégia de renovação da rede, tem permitido reduzir os níveis de água não faturada em Lisboa para menos de metade, passando de 23,5%, em 2005, para 10% em 2018.

De referir que o Dia Mundial da Perda de Água foi assinalado pela primeira vez no dia 4 deste mês de dezembro de 2019. A data foi criada pela IWA - Associação Internacional da Água com o objetivo de sensibilizar a população para a quantidade de água potável que é perdida nos sistemas de distribuição.