REGIÃO DO ALTO MINHO COM NOVA ENTIDADE GESTORA

26/12/2019

A Águas do Alto Minho assume, a partir de janeiro de 2020, a exploração e gestão do sistema de águas dos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. A nova Entidade Gestora é constituída pelo Grupo Águas de Portugal e as sete autarquias.

O sistema de águas em questão cobre uma área de 1 585 km2  e está dimensionado para fornecer mais de nove milhões de metros cúbicos de água potável, por ano, a cerca de 100 mil clientes. Também prevê a recolha e tratamento anuais de seis milhões de metros cúbicos de água residual de cerca de 70 mil clientes.

Nos próximos três anos, vão ser concretizados investimentos na ordem dos 33,3 milhões de euros, com cofinanciamento comunitário através do POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos. O objetivo é expandir as redes de abastecimento e de saneamento, aumentando a cobertura dos serviços, renovar as redes de abastecimento de água, assim como promover a eficiência hídrica, com instalação de sistemas de monitorização e controlo para diminuição das perdas de água.

Com a missão de prestar um serviço mais fiável, eficaz e de qualidade, através de uma gestão eficiente dos recursos naturais, das infraestruturas, dos serviços de operação e manutenção, a Águas do Alto Minho pretende também promover a sustentabilidade ambiental com a melhoria da qualidade da água para consumo, o correto tratamento das águas residuais e a redução de perdas de águas e infiltrações.