AGENDA 2030: OBJETIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

30/12/2019

Agora que o ano de 2020 está a algumas horas de distância, vale a pena ressalvar os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), dos quais o número seis prevê garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.

  1. Erradicar a Pobreza - em todas as suas formas, em todos os seus lugares.
  2. Erradicar a Fome - alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.
  3. Saúde de Qualidade - garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
  4. Educação de Qualidade - garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
  5. Igualdade de Género - alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas.
  6. Água Potável e Saneamento - garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.
  7. Energias Renováveis e Acessíveis - garantir o acesso a fontes de energias fiáveis, sustentáveis e modernas para todos.
  8. Trabalho Digno e Crescimento Económico - promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos.
  9. Indústria, Inovação e Infraestruturas - construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
  10. Reduzir as Desigualdades - no interior dos países e entre países.
  11. Cidades e Comunidades Sustentáveis - tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
  12. Produção e Consumo Sustentáveis - garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis.
  13. Ação Climática - adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.
  14. Proteger a Vida Marinha - conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
  15. Proteger a Vida Terrestre - proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e a perda de biodiversidade.
  16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes - promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.
  17. Parcerias para a Implementação dos Objetivos - reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

A Agenda 2030 resulta do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.

Portugal encontra-se comprometido na implementação dos ODS tanto no plano interno, como no plano externo de modo a alcançar os resultados pretendidos.

Veja aqui o vídeo da Agenda 2030 no contexto nacional.