32 ANOS APDA: MAIS PORTUGUESA E MAIS INTERNACIONAL

13/01/2020

32 Anos APDA: Mais Portuguesa e Mais Internacional

Rui Godinho

Presidente do Conselho Diretivo da APDA

A APDA celebra 32 anos de atividade neste 13 de janeiro de 2020, trabalhando sempre em prol do setor da água. 

Trabalhando, intervindo, produzindo conhecimento de forma mais continuada e sustentada, partilhando-o proativamente em Portugal e, agora também, de modo alargado a nível internacional.

Assinalo, com gosto, que a forte atratividade da APDA pelos “melhores” do setor da água em Portugal traduz-se num crescimento sem paralelo das Comissões Especializadas e Grupos de Trabalho.

Estes merecem, assim, uma palavra especial pelo significado que assumem na consolidação e elevação da qualidade do nosso trabalho, que se reflete na natureza cada dia mais estruturante das iniciativas que desenvolvem e nas soluções que constroem e propõem. Tudo isto trabalhando “pro bono”, com o apoio técnico e administrativo de um “pequeno”, mas empenhado staff permanente, que também quero aqui saudar.

A marca de referência que a APDA tem vindo a construir e a evidenciar, nos diversos cenários nacionais e internacionais em que se faz sentir, constitui, hoje, uma realidade incontornável, guiada sempre pela procura das melhores soluções técnicas, científicas, institucionais e políticas para o setor da água, certamente um dos mais sensíveis e delicados problemas políticos das próximas décadas. 

As profundas “Mudanças Globais” com que estamos confrontados assim o indicam - alterações climáticas, imigrações descontroladas, crescimento desordenado de megacidades e metrópoles, emergências e insegurança, assim como uma revolução digital não regulada. Em simultâneo, implicam o aprofundamento do debate sobre esta realidade e uma permanente atenção a todos os contributos que concorram para enfrentar os desafios do novo paradigma em que já estamos a viver.

Se em 2019 o ENEG foi, de novo, a mais relevante conferência do setor da água em Portugal, e a consolidação internacional da APDA se expressou na eleição da Associação para o Conselho de Governadores e Bureau do Conselho Mundial da Água, isto só significa que os nossos compromissos de maior exigência e responsabilidades subirão, necessariamente, para um patamar mais elevado nos próximos tempos. 

Estaremos todos à altura desses desafios: Órgãos Sociais, começando pelo Conselho Diretivo, Comissões Especializadas e Grupos de Trabalho, todos os Membros da APDA, colaboradores e todos e aqueles que, ainda o não sendo, partilham connosco os mesmos objetivos.

Quero, assim, saudar de forma amiga e cordial todos e cada um, em mais um aniversário que comemoramos, convidando-vos para prosseguirmos a saber responder ao que o Setor e o País se habituaram a esperar de nós.