RODRIGO PROENÇA DE OLIVEIRA: “GESTÃO DA ÁGUA: UM PROBLEMA COMPLEXO”

16/01/2020

O artigo “Gestão da Água: um problema complexo”, por Rodrigo Proença de Oliveira, Professor no Instituto Superior Técnico de Lisboa, inicia a secção de Atualidade da revista APDA #15.

O autor começa por fazer notar que “o ambiente de incerteza quanto às disponibilidades de água a curto e médio prazo e à procura da água no médio e longo prazo” tem vindo a aumentar, sendo que as alterações climáticas não são as únicas responsáveis por essa amplificação, apontando, por isso, outras causas.

Também a complexidade dos problemas da gestão da água tem desenvolvido, apesar da significativa melhoria do panorama geral dos serviços de abastecimento de água e de drenagem, assim como de tratamento de águas residuais, sendo Portugal um bom exemplo.

Contudo, e situando-se o território nacional na orla mediterrânica, onde “a escassez hídrica tenderá a acentuar-se com o aquecimento global”, Rodrigo Proença de Oliveira reforça que a acrescer a este obstáculo está a “partilha com Espanha de quatro bacias hidrográficas internacionais da Península Ibérica (…)”. Não que esta seja uma situação pouco comum no mundo inteiro, mas porque “é evidente que a busca de soluções é dificultada pela necessidade de encontrar consensos a uma escala mais vasta (…)”.

Para fazer face ao presente e ao futuro, o autor defende ser fulcral que Portugal recupere “(…) a visão abrangente proporcionada pela Gestão Integrada dos Recursos Hídricos (…)”, sendo também importante reconhecer “(…) que os problemas de há 20 anos estavam bem caracterizados e que existiam soluções óbvias e consensuais para os resolver (…).

Aceda aqui ao artigo completo (a partir da página 22).