PACTO ECOLÓGICO EUROPEU PRETENDE SER JUSTO PARA TODOS

17/01/2020

O Plano de Investimento do Pacto Ecológico Europeu já foi apresentado pela União Europeia (UE), cujo objetivo é alcançar a neutralidade climática até 2050 através de uma estratégia justa e positiva para todos os intervenientes. O acordo consiste em mobilizar o investimento público e atrair fundos privados através dos instrumentos financeiros da UE, nomeadamente o programa InvestEU, gerando investimentos de, pelo menos, um bilião de euros.

Embora todos os Estados-Membros, regiões e setores devam contribuir para assegurar a transição para uma economia verde, a escala do desafio não é a mesma para todos: algumas regiões vão ser particularmente afetadas e sujeitas a profundas transformações económicas e sociais. É aqui que surge o Mecanismo para uma Transição Justa, que visa prestar apoio financeiro e prático para ajudar os trabalhadores afetados e gerar os investimentos necessários a essas regiões.

Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, quer com este acordo “garantir que ninguém fique para trás”, enquanto Frans Timmermans, Vice-Presidente executivo para o Pacto Ecológico Europeu, sublinha que o Mecanismo para uma Transição Justa é um compromisso para “assegurar a solidariedade e a equidade” nesse sentido.

Saiba mais sobre o Pacto Ecológico Europeu aqui.