ÁGUAS DO NORTE TESTA PLATAFORMA PARA OTIMIZAR ABASTECIMENTO DE ÁGUA

11/02/2020

A Águas do Norte é a empresa pioneira a testar a PAMWater, uma plataforma tecnológica baseada em inteligência artificial com vista a tornar o abastecimento de água e saneamento de águas residuais mais eficiente e sustentável. A solução inovadora está a ser desenvolvida pelos Centros de Engenharia Biológica e ALGORITMI da Universidade do Minho.

A maior inovação deste projeto assenta no facto de aliar uma plataforma web a softwares que utilizam Redes Neuronais Artificiais - técnicas computacionais baseadas no funcionamento do sistema nervoso central do ser humano e que adquirem conhecimento através da experiência. Desta forma, o sistema vai ser capaz de analisar e prever diferentes cenários, conseguindo interpretar resultados e ajustar respostas a diversas situações.

A plataforma vai permitir igualmente prever os caudais de entrada dos sistemas com base no consumo de água, controlar o ciclo urbano da água para avaliar o desempenho dos sistemas hídricos multimunicipais e otimizar processos para melhorar a eficiência energética, reduzindo a pegada ambiental.

Podendo a vir a ser aplicada em outras indústrias de gestão de águas, a PAMWater funciona então como um sistema de apoio à decisão, permitindo aos responsáveis pela gestão das empresas terem acesso a um vasto conjunto de informações descritivas e preditivas, de forma a prestarem um melhor serviço à população e protegendo o ambiente.