ISOLAMENTO EM CASA: ZERO DÁ DICAS PARA POUPAR ÁGUA

24/03/2020

Porque há inúmeras famílias em casa em Portugal, devido às medidas implementadas de isolamento associadas à pandemia de Covid-19, a Associação ZERO apela à boa gestão da água, apresentando três dicas fundamentais. Estas visam não só garantir um uso doméstico sustentável, como também assegurar que, com mais pessoas em casa, a fatura da água não atinja valores exagerados.

Poupe água nos banhos - os chuveiros tradicionais têm um consumo de água, em média, de 13 litros por minuto, sendo, no entanto, muito mais reduzido, na ordem dos 6 litros por minuto, se for um chuveiro eficiente com um redutor de caudal. Se o duche for mais rápido e fechar a torneira enquanto se ensaboa, a poupança é muito considerável. Pode também ter um balde na casa de banho para aproveitar a água que sai do chuveiro enquanto não aquece, podendo-lhe depois dar uma utilização diversificada.

Gerir bem as torneiras e o autoclismo - 41% do uso doméstico da água é no funcionamento das casas de banho (28% autoclismo), sendo que a higiene pessoal é responsável por 37%. Se lavar bem as mãos é um imperativo, fechar a torneira enquanto se ensaboa e evitar desperdícios é essencial. No autoclismo, se não têm descarga dupla, deve reduzir o volume de cada descarga colocando um objeto volumoso no depósito (uma garrafa cheia de água, por exemplo) ou, se o autoclismo o permitir, diminuir a descarga.

Máquinas de lavar roupa e loiça cheias - pelo menos 10% da água consumida em casa está associada à lavagem da roupa e da loiça. Utilize sempre as máquinas da roupa e loiça com a carga completa. Se tem máquina de lavar loiça, prefira utilizá-la, dado que há modelos que gastam apenas cerca de 20 litros de água para uma lavagem completa. Escolha sempre os programas económicos que demoram mais tempo, mas que poupam água e energia.