MINISTRO DO AMBIENTE PRIORIZA PROJETO PARA DETETAR VÍRUS NOS ESGOTOS

16/04/2020

A Sanitation and Water for All (SWA), que a APDA integra através do Núcleo de Jovens Profissionais da Água (JOPA), está a organizar uma série de diálogos sobre a COVID-19 e o efeito desta nos sistemas de água, saneamento e condições de higiene (WASH). Foi na segunda sessão que decorreu neste âmbito que o Ministro do Ambiente e da Acão Climática, João Pedro Matos Fernandes, anunciou que vai dar prioridade a um projeto para detetar vírus nos esgotos, reduzindo o impacto de pandemias como a atual (ver aqui).

Subordinado ao tema “Fazer dos sistemas WASH uma prioridade política e financeira em tempo de COVID-19”, o webinar em questão reuniu o Banco Mundial, a UNICEF, o Banco Africano de Desenvolvimento e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Estiveram também presentes 14 ministros responsáveis pelos setores de água, saneamento e finanças, que destacaram as medidas que estão a desenvolver para garantir que a água, o saneamento e as condições de higiene sejam uma alta prioridade política nos tempos que correm.

A SWA pretende, com o conjunto de sessões programadas, alcançar um equilíbrio entre os tempos de resposta rápidos face à situação atual de pandemia que o mundo atravessa, a confiabilidade, a precisão e a pontualidade das informações partilhadas, bem como a aplicabilidade dos avanços científicos, diferentes abordagens de um contexto para o outro e a participação dos principais líderes políticos e decisores.

Neste sentido, os principais objetivos que têm sido explorados, e que continuarão a sê-lo nas próximas semanas, são:

  • Permitir que os sistemas WASH sejam ferramentas mais eficazes na luta contra a COVID-19;
  • Garantir que os sistemas WASH sejam mais robustos para fornecer serviços durante a COVID-19;
  • Capacitar os sistemas para contribuir para a recuperação pós-emergência e prepará-los para futuras pandemias.

Consulte aqui a agenda dos webinars.

Para aceder à sessão na íntegra clique aqui.