INDAQUA GANHA CONTRATO PARA REDUZIR PERDAS DE ÁGUA EM GAIA

18/06/2020

A Águas de Gaia adjudicou à INDAQUA um contrato, em consórcio com a SUEZ, cujo objetivo é reduzir drasticamente as perdas de água na região, diminuindo os custos associados às mesmas. 

Com duração de cinco anos, o contrato prevê a implementação de medidas conducentes à redução da Água Não Faturada (ANF) para menos de 20% e das perdas para valores da ordem dos 10%, sendo a previsão de ganhos líquidos acumulados para as Águas de Gaia superiores a dois milhões de euros. 

Para além do estudo e implementação de trabalhos de engenharia para redução de ANF, está contemplada a construção dos elementos inerentes ao zonamento de redes, controlo de pressões, substituição de contadores e demais trabalhos de engenharia, pesquisa e monitorização.

Já implementada em outros municípios com níveis de eficiência superiores à média nacional, a abordagem contratual em questão traduz-se em vantagens imediatas para a Entidade Gestora, ao nível da sustentabilidade financeira e ambiental, mas também para os consumidores, ao nível da qualidade da água fornecida e na fiabilidade do serviço.