BANDEIRA AZUL EM TODAS AS PRAIAS DO PORTO

02/07/2020

Pastoras, Carneiro, Ourigo, Ingleses, Luz, Gondarém, Molhe, Homem do Leme e agora Castelo do Queijo, distinguida esta semana com a Bandeira Azul. Com este novo galardão, o Porto atinge o pleno deste distintivo nas quatro zonas balneares que contemplam as nove praias referidas.

Os resultados alcançados refletem o longo caminho que o Município percorreu, com os sucessivos investimentos realizados pela Águas do Porto no tratamento e controlo da qualidade da água - para além da água marítima ter melhorado em todos os parâmetros, passou também a ser alvo de monitorização permanente.

.

Na Praia do Castelo do Queijo essa estabilização foi mais difícil de alcançar, num caminho ascendente que começou em 2017 com a classificação "boa" para a qualidade da água e que subiu para "excelente" no ano passado, fruto dos trabalhos de despoluição realizados na Ribeira de Aldoar ao longo dos últimos anos.

O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido no território nacional pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.

Este galardão tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portes de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

Face ao contexto atual, a ida à praia implica uma mudança de comportamento e cumprimento das regras relacionadas com a proteção individual e segurança de todos. Nesse sentido, a Câmara do Porto lançou a campanha "Marés de Mudança", com o objetivo de sensibilizar a população para a proteção ambiental, mas também para as regras de convivência que são impostas no combate à pandemia de COVID-19.