ÁGUAS DO NORTE CONCLUI REABILITAÇÃO DE DUAS BARRAGENS

06/07/2020

A reabilitação das Barragens de Vale Ferreiros e do Salgueiral, situadas no distrito de Bragança, concelho de Torre de Moncorvo, está concluída. De acordo com a Águas do Norte, entidade gestora responsável pelas infraestruturas, estas foram alvo de uma empreitada que rondou os 450 mil euros.  

Os principais trabalhos realizados foram: intervenções nos descarregadores de cheias e respetiva zona terminal de restituição na linha de água; limpeza das linhas dos taludes; encontros; bacias de dissipação e canal de aproximação do descarregador de cheias; reabilitação das torres de tomada de água e sistemas de descarga de fundo; modificação do sistema de bombagem dos caudais percolados; e implementação do sistema de observação preconizado no Plano de Observação.

Desta forma, as infraestruturas ficam capacitadas a realizar a captação de água nas torres de tomadas de água a vários níveis, tornando a gestão do nível de captação mais versátil e atendendo aos níveis de qualidade de água da albufeira. A instalação de novos equipamentos vai possibilitar, igualmente, uma gestão de água bruta com menos perdas e com maior controlo de qualidade, imprescindível em períodos de seca.

A Barragem de Vale Ferreiros é uma barragem de terra e abrange uma bacia hidrográfica com 3,92 km2 de área. Tem uma altura máxima de 20 m acima da fundação e é constituída por um aterro, com perfil zonado, com 320 m de comprimento no coroamento.

A Barragem do Salgueiral, igualmente uma barragem de terra, tem aproximadamente 21 m de altura e cerca de 135 m de comprimento no coroamento. O coroamento da barragem tem 5 m de largura.

A reabilitação de ambas a infraestruturas vai ser cofinanciada em 200 mil euros pelo Fundo Ambiental, no âmbito da aprovação da Candidatura «Adaptação das Barragens de Vale Ferreiros e Salgueiral às Alterações Climáticas» apresentada ao abrigo do Aviso 12768/2019, de 2 de agosto «Adaptar o Território às Alterações Climáticas - Concretizar o P-3AC».

A Águas do Norte, que integra o Grupo AdP - Águas de Portugal, reúne numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta”, prestados a 63 Municípios, e em “baixa”, prestados aos clientes de oito municípios da região Noroeste, de forma regular, contínua e eficiente.