DISPONÍVEL SESSÃO GRAVADA DE WEBINAR “AS PERDAS DE ÁGUA EM PORTUGAL - UMA VISÃO RETROSPETIVA”

08/07/2020

A apresentação do SIIPA - Sistema de Informação de Indicadores de Perdas de Água marcou o webinar “As Perdas de Água em Portugal - Uma Visão Retrospetiva”. Realizado pela APDA, através da respetiva Comissão Especializada de Sistemas de Distribuição de Água (CESDA), o encontro técnico online contou com 258 inscrições e uma assistência permanente de cerca de 170 participantes. Para assistir à sessão gravada clique na imagem abaixo.

A primeira intervenção consistiu num enquadramento das perdas de água em Portugal, um tema longe de estar esgotado na comunidade técnica do setor.

A divulgação de informação imprecisa, a subsistência da confusão entre os indicadores “Água Não Faturada” e “Perdas Reais” foram questões igualmente focadas, bem como o facto da regulação atual, sem qualquer penalização para a inação, não motivar as entidades gestoras medianas a evoluir. Também o financiamento de projetos de perdas ser reduzido e pouco significativo leva a que os resultados globais alcançados nos últimos anos sejam claramente insuficientes.

Na apresentação do SIIPA, uma ferramenta informática desenvolvida pela CESDA, com a colaboração da INDAQUA, foi explicado que este permite consultar e organizar os dados dos Relatórios Anuais dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal, disponibilizados pela ERSAR, desde 2011.

Ao facilitar a organização da informação, o SIIPA é o início de um projeto mais abrangente da CESDA, que pretende analisar e caracterizar as perdas de água em Portugal ao longo dos últimos anos, dando uma visão retrospetiva das mesmas. É também objetivo apresentar exemplos e caminhos que as Entidades Gestoras possam percorrer para atingir resultados ambientalmente aceitáveis e sustentáveis na redução de perdas nos sistemas de distribuição em baixa. Prevê-se que o projeto seja tema de uma publicação futura.

Segue-se um resumo das perguntas mais pertinentes colocadas durante o webinar:

  • Como é gerida a informação das Entidades Gestoras que entre 2011 e 2018 tiveram alterações de denominação por mudança do modelo de gestão ou por outras razões?
  • Qual a razão de não terem optado por apresentar apenas os Balanços Hídricos das Entidades Gestoras com a totalidade da informação reportada à ERSAR?
  • Como será feita a atualização para os próximos RASARP?
  • Qual a fiabilidade dos dados?
  • Quais as sanções sugeridas para as EG que não tomem medidas no sentido de melhorar o desempenho?
  • É exportável para Excel?

O SIIPA pode ser acedido aqui.

Para questões e comentários sobre o projeto, utilize o e-mail: cesda.apda@gmail.com