COVID-19: APDA PARTICIPA EM REUNIÃO DO WWC

10/07/2020

Com o objetivo de abordar as questões mais emergentes na comunidade da água relacionadas com a disseminação da pandemia de COVID-19, o World Water Council reuniu com os seus Governadores. Rui Godinho, Presidente do Conselho Diretivo da APDA, esteve entre os 40 participantes nesta sessão informativa online, que juntou especialistas de todo o mundo.

Durante a reunião, todos os Governadores reconheceram a mudança trazida pela COVID-19 na consciencialização coletiva sobre a ligação que existe entre a água e a saúde humana, uma vez que o acesso à água potável e ao saneamento básico são meios essenciais para proteger a população de doenças virais.

A possibilidade da análise a águas residuais poder ajudar a controlar a propagação da pandemia foi outra das questões analisadas, designadamente através de uma investigação que está a ser conduzida pelo SUEN - Turkish Water Institute, sobre a deteção precoce de SARS-CoV-2 em Estações de Tratamento de Águas Residuais e esgotos na Turquia. A verificar-se, seria possível combinar sistemas de monitorização e prever a eventualidade de uma segunda vaga da pandemia.

Os participantes refletiram igualmente sobre três temas que orientarão seu trabalho e contribuirão para o 9.º Fórum Mundial da Água, a realizar em Dakar, no Senegal, em março de 2021.