VILA DO CONDE E PÓVOA DO VARZIM: ETAR DO AVE CONTRIBUI PARA DISTINÇÃO DE PRAIAS

14/07/2020

Com um papel fundamental na melhoria da qualidade da água balnear, a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Ave contribuiu para a atribuição das bandeiras azuis às praias no litoral dos municípios de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim.

Localizada na Freguesia de Tougues, no Concelho de Vila do Conde, a ETAR do Ave é gerida pela Águas do Norte e trata, anualmente, cerca de 5 milhões de metros cúbicos de águas residuais. Serve uma população de, aproximadamente, 120 mil habitantes residentes nos referidos municípios, assim como a respetiva população flutuante.

A infraestrutura utiliza as últimas tecnologias do setor, garantindo, em permanência, um elevado grau de exigência no que diz respeito à qualidade das águas residuais tratadas. Ao contemplar também uma unidade de produção de energia limpa, recorrendo a energia solar e ao biogás produzido pelo processo de tratamento, a instalação permite, desta forma, ter níveis de autossuficiência próximos da neutralidade energética.

A Águas do Norte, que integra o Grupo Águas de Portugal, é ainda responsável pela exploração e gestão de mais oito ETAR nos municípios de Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Fafe, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa. No total, as infraestruturas permitem o tratamento adequado de um volume de efluente igual a cerca de 40 milhões de metros cúbicos por ano, ao qual correspondem não só as águas residuais domésticas de aproximadamente 500 mil habitantes residentes daqueles municípios, como também o efluente industrial de todas as unidades industriais localizadas na região e que corresponde a cerca de 25% do volume total tratado.