TOMAR: CONSIGNADA EMPREITADA DE ABASTECIMENTO À MENDACHA

16/07/2020

Consignada esta semana, de acordo com a Águas Vale do Tejo, a empreitada de abastecimento à Mendacha a partir da EPAL, que também abrange a vertente de saneamento, vai beneficiar cerca de 25 mil habitantes do município de Tomar, servidos pelos Subsistemas da Mendacha e Pedreira.

A obra, com um prazo de execução de 365 dias, foi adjudicada pelo valor de 1,6 milhões de euros à empresa Aquino e Construções, SA.

No que respeita ao abastecimento, o investimento vai melhorar a fiabilidade do serviço e a qualidade da água abastecida, passando o abastecimento às povoações  do Subsistema da Mendacha a ser feito pela água proveniente do Sistema de Abastecimento da EPAL, a partir do Reservatório da Choromela.

Relativamente ao saneamento, a construção do Sistema Elevatório da Pedreira vai assegurar a ligação da rede já existente, do Município à ETAR da Pedreira, permitindo que os efluentes da povoação em causa sejam tratados adequadamente.

O investimento reflete o compromisso da Águas do Vale do Tejo e da EPAL na melhoria da qualidade de vida das populações e do Ambiente, dando seguimento às medidas impostas pela Agência Portuguesa do Ambiente para o cumprimento dos Planos de Gestão de Bacia Hidrográficas 2017-2020 (Região hidrográfica 5 Tejo e Ribeiras do Oeste).